Início >> Ufba Em Pauta >> "ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO” ANO XXIII

"ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO” ANO XXIII

.

Como acontece há vários anos, a Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) iniciou, no dia primeiro de junho, a sua tradicional e artística trezena de Santo Antonio. A programação prossegue até o dia 13, sempre às 18 horas. Vale a pena participar das orações e cânticos em louvor ao santo português e visitar a bela exposição.

A exposição "ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO é um projeto de cultura e arte, criado no âmbito acadêmico da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia em 1996, com objetivo de resgatar as tradicionais Trezenas para Santo Antônio, e nas suas duas décadas de existência, já foi realizada em diferentes espaços da cidade de Salvador.

Também conhecida como “Santo Antônio da EBA”, essa atividade permanente de extensão da Universidade, propicia momentos de sociabilidade entre a comunidade da UFBA e moradores da cidade de Salvador e região, constituindo-se em iniciativa de salvaguarda desse importante patrimônio imaterial baiano e em espaço de resistência a espetacularização das festividades juninas.

Materializada em 13 altares devocionais principais e exposição de dezenas de obras artísticas referenciadas ao Santo, nas mais diversas linguagens e suportes, a Trezena permite o diálogo entre a tradição e a contemporaneidade, entre as religiões (católica e afro-brasileira) e a arte, entre os saberes e fazeres populares e a Academia, enquanto lócus de ensino, extensão e pesquisa.

Em 2019 a EBA está realizando a 23ª Edição do referido evento. “Muitos anos se passaram e continuamos perseguindo o mesmo objetivo: resgatar a tradição da trezena de Santo Antônio através da expressão artística, dosando a arte da academia com a arte popular, para isso mantemos também nesses anos a boa parceria arte e devoção”, declarou a professora Nancy Novaes, diretora da Escola.

Os temas foram os mais variados possíveis, “Milagres de Santo Antônio”, “Simpatias para encontrar um bom casamento”. Muitas vezes a ocasião fez o tema, como “Copa do Mundo de 2002” e 450 anos de Salvador”. “Este ano, pela situação que passa a Educação no Brasil e o tratamento dado às Universidades Publicas atingindo diretamente o Ensino Púbico, rogamos por um Santo Antônio de resistência”, pois resistir é a palavra de ordem para prosseguirmos em defesa do ensino público gratuito e de qualidade no nosso país”, afirma Nancy.

 Assim com exposição de altares, obras e objetos de arte, o evento “ANTÔNIO! TEMPO, AMOR & TRADIÇÃO”, abriu às 18h no dia 1ª de junho, com a reza cantada dedicada à Universidade Federal da Bahia, tendo como Patronos o Reitor João Carlos Salles, o Vice-Reitor Paulo Miguez e todo corpo administrativo, docente e discente.

A devoção a Santo Antônio chegou à Bahia, no século XVI, através dos colonizadores portugueses e da Ordem Franciscana, mas foi no século XVIII, no Recôncavo Baiano, que as Trezenas [rezas durante 13 dias, entre 1° e 13 de junho] passaram a acontecer nas casas dos engenhos, distante das práticas litúrgicas das Igrejas. Ocupando as residências particulares em outras cidades e na capital, nos séculos que se seguiram, o evento adquiriu características próprias, genuinamente baianas, tais como: criação e montagem de altares transitórios, musicalização das orações [“rezas cantadas”], inserção de instrumentos musicais, baile e de gastronomia, com elementos da culinária junina, como licor, mingaus e bolos .

Assim seguindo a tradição, os doze dias restantes trazem a seguinte programação:

Dia 2 - “Ciranda das Artes” Dedicado as crianças. Organizado pelas Professoras do Curso de Arte Infantil da EBA-UFBA: Ana Gabriela Resende, Erica Maia e Geane Maia.

Dia 3 – Coni e amigos de Santo Antonio, devoto.

Dia 4 –“ Artelier “ Rodolfo Carvalho, Artista plástico.

Dia 5 – “Caminho de Santo Antônio” - Terceirizados da Escola de Belas Artes

Dia 6 – APUB - Diretoria Social e de Aposentados, dedicado aos docentes aposentados da UFBA.

Dia 7 – Santo Antônio nas Estrelas, das devotas Terezinha Costa , Aline

Dia 8 – Raimundo e Hildete Cordeiro, devotos de Santo Antônio

Dia 9 – “Santo Antonio dos Navegantes” - Comunidade da Cidade de Itaparica

Dia 10 – “Santo Antônio da Cidade” - Servidores do SMURB

Dia 11 – “Santo Antônio do Palacete da Artes” – Marlice Almeida

Dia 12 – Instalação de obras inspiradas no Santo Casamenteiro – Estudantes e

              Artistas da EBA- UFBA.

Dia 13 – Santo Antonio Pintor da Escola de Belas Artes – Dedicado aos Professores, Servidores Técnicos e Estudantes da Graduação e da Pós Graduação.