Início >> Ufba Em Pauta >> Angel Vianna - nota de pesar

Angel Vianna - nota de pesar

.

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento, aos 96 anos de idade, da bailarina, coreógrafa, professora de dança e Doutora Notório Saber desta Universidade, Angel Vianna - nome artístico de Maria Ângela Abras Vianna. Angel iniciou seus estudos de balé clássico em 1948, no Ballet de Minas Gerais. Casou-se com Klauss Vianna em 1955, abriram a Escola Klauss Vianna e em 1959 oficializam a existência do Ballet Klauss Vianna, grupo de dança com tendências modernas. Lecionou na Escola de Dança da UFBA de 1962 a 1964. A sua saída, não interrompeu profícua relação profissional com esta Escola e com a Bahia, tendo participado de projetos de dança contemporânea realizados nas décadas de 1970 e 1980. A relevância de sua obra da Universidade Federal da Bahia (2003) foi reconhecida com o título de Doutora Notório Saber nas áreas de conscientização do movimento, cinesiologia e dança.

No Rio de Janeiro, deu aulas de ballet e de expressão corporal na Studio Tatiana Leskova. Trabalhou como Preparadora Corporal em diversas peças de teatro a partir da década de 1970. Abriu em 1975, junto com Klauss Vianna e Tereza D’Aquino o Centro de Pesquisa Corporal Arte e Educação e criou o Grupo Teatro do Movimento. Em 2001 iniciou as aulas da sua Faculdade Angel Vianna, com a graduação em Dança – bacharelado e licenciatura. Atualmente sua faculdade conta também com cursos de pós-graduação Lato Sensu. Recebeu várias homenagens, condecorações e premiações. Entre elas destacam-se o Prêmio Mambembe 1996 - Pelo total da Obra, a Comenda da Ordem ao Mérito Cultural, pela Presidência da República do Brasil (1999), o Diploma Orgulho Carioca, pela sua importância na vida cultural da Cidade do Rio de Janeiro (2000).

A UFBA manifesta seu sincero pesar e se solidariza com os familiares, amigos, colegas e admiradores da grande artista Angel Vianna.