Início >> Ufba Em Pauta >> Animais no campus - Nota de Esclarecimento

Animais no campus - Nota de Esclarecimento

.

A Universidade Federal da Bahia atua firmemente na construção de uma política institucional de atenção aos animais domésticos (cães e gatos) que estão semidomiciliados e/ou transitam em seus campi, garantindo sua saúde e bem-estar, sem descuidar da fundamental segurança de estudantes, técnicos, docentes e das pessoas que nos visitam. Essa política, desenvolvida em constante diálogo com a comunidade universitária, cuidadores voluntários que atuam nos campi da UFBA e entidades voltadas à proteção dos animais, resultou na criação do Projeto “Guarda Responsável – UFBA”, sob responsabilidade da Coordenação de Meio Ambiente da Superintendência de Meio Ambiente e Infraestrutura, em parceria com o Hospital de Medicina Veterinária.

Entre as diversas ações voltadas ao controle populacional, à promoção do bem estar animal e à proteção da saúde e segurança da comunidade acadêmica, em 2015 e 2018 foram organizadas duas audiências públicas, que contaram com a participação da comunidade acadêmica, cuidadores e da sociedade civil, representada por ONG’s ligadas à causa animal na cidade de Salvador, de representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária, do Centro de Controle de Zoonoses de Salvador, além da Escola de Medicina Veterinária, do HOSPMEV da Ouvidoria e da Comissão de Ética Animal da UFBA. As conclusões dos debates contribuíram decisivamente para a atuação da universidade.

De 2016 a 2020, o projeto realizou 149 atendimentos clínicos (curativos, exames, vacinação, consultas e outros) e 74 castrações. Nesse período, 73 animais foram adotados em função das ações do projeto. Foram realizadas três feiras de adoção, quatro reuniões de orientação ambiental destinadas aos trabalhadores terceirizados que atuam na segurança e nas portarias da UFBA. Aproximadamente 60 banners e 500 cartazes educativos (contra abandono e maus tratos) foram afixados em pontos estratégicos dos campi. Seis outdoors estamparam a campanha contra maus tratos e abandono de animais na Universidade. Essas ações resultaram em matérias nos jornais locais, na TV Bahia e na TV Record, com grande repercussão.

Mais recentemente, em 2020, a Universidade decidiu pela constituição de um Grupo de Trabalho ligado diretamente ao Gabinete do Reitor, com participação de docentes, servidores, estudantes, representantes dos cuidadores e da sociedade civil, visando discutir novas diretrizes e ações para ampliar os cuidados com os animais nos campi.

Dessa forma, mesmo diante das limitações decorrentes da pandemia do novo coronavírus, bem como das sérias restrições orçamentarias, a UFBA vem atuando sistematicamente para garantir assistência aos animais que vivem nos campi e coibir novos abandonos.

Infelizmente, apesar de ser caracterizado como crime ambiental, o abandono de animais é um problema grave em todo o Brasil, situação que se intensificou ainda mais pós início da pandemia de Covid 19. A Organização Mundial da Saúde estima que há cerca de 30 milhões de cães e gatos abandonados no país. Como consequência, o problema também atinge os campi universitários em todas as regiões do Brasil. A cidade de Salvador/BA enfrenta essa mesma situação com uma estimativa de mais de 200 mil animais abandonados vivendo nas ruas da capital. O enfrentamento da situação é algo complexo e carece de políticas públicas, investimento e medidas específicas do Poder Público para se atingir resultados satisfatórios.