“Corpo aberto corpo fechado” é a mostra de performance que a Escola de Belas Artes da UFBA (EBA) realiza a partir da próxima segunda-feira (16 de maio) na Galeria Cañizares, das 19h às 21h. O título da mostra faz alusão às ações e performances apresentadas nos espaços públicos em contraposição às exibições nos espaços institucionais. O Corpo Aberto (vulnerável, instável, imprevisível) na rua, o Corpo Fechado (protegido, adestrado, previsível) na galeria. A programação completa do evento encontra-se no endereço eletrônico www.corpoabertofechado.blogspot.com.
O objetivo do evento é reunir artistas performáticos e coletivos de performances urbanas em atuação na cidade de Salvador e no Recôncavo Baiano para uma série de apresentações e debates sobre a transposição de propostas pensadas para o espaço urbano, as ruas, em direção ao espaço institucional, o museu, a galeria. Como os impedimentos e as regras inerentes à exposição no cubo branco modificam o formato de uma performance ou ação pensada originalmente para o espaço urbano?
Os artistas e coletivos que participam da mostra são Andres Murillo (Ex-artista), Ayrson Heráclito (CAHL-UFRB), Carol Érika (PPGAC-UFBA), Ciane Fernandes e Grupo A-FETO (PPGAC-UFBA), Grupo Mi_Zera (EBA-UFBA), Laís Guedes (EBA-UFBA), Maicyra Leão (PPGAC-UFBA), MANDU Performance-Art (CAHL-UFRB), OSSO Coletivo de Performances Urbanas, Rosangela Sousa (EBA-UFBA), Thiago Enoque, Wagner Lacerda (EBA-UFBA) e Zmário.