Início >> Ufba Em Pauta >> Complexo Hupes integra campanha informativa da psoríase

Complexo Hupes integra campanha informativa da psoríase

Atendimento sempre às quartas, a partir das 13h.

 

Por orientação da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes), mais conhecido por Hospital das Clínicas, promoveu na quarta-feira (dia 27 de outubro), Dia Nacional da Psoríase, uma campanha de disseminação das informações sobre a doença com a distribuição de informativos para pacientes e profissionais de saúde em parceria com a Associação Baiana de Portadores de Psoríase (ABAPP). A psoríase é uma doença inflamatória crônica da pele e articulações que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões eritematosas descamativas que atingem mais as áreas próximas às articulações, como joelhos e cotovelos, com freqüente acometimento articular (artrite psoriásica). A doença hoje está também associada à obesidade, diabetes, hipertensão arterial e síndrome metabólica, devendo ter uma abordagem multidisciplinar. O objetivo da campanha é divulgar mais informações sobre a doença e seu tratamento, estimulando o paciente a procurar ajuda e conseguir melhoria da qualidade de vida.

Em todo país estão sendo elaboradas ações de conscientização voltadas para comunidade. É importante esclarecer como identificar a doença, quais são os tratamentos, como os portadores podem conviver com a moléstia, além de ajudar a reduzir o preconceito ao explicar que a doença não é contagiosa. “A campanha visa orientar as pessoas sobre a doença e incentiva a procura por um dermatologista ao verificar algum sintoma”, esclarece a dermatologista Vitória Regina Rego, coordenadora do Serviço de Dermatologia. Um stand estará montado no estacionamento do hospital, onde serão fornecidos folders e informações sobre a doença e os tratamentos. Profissionais da saúde, portadores de Psoríase e membros da ABAPP e da SBD participarão da atividade.

O atendimento acontece às quartas-feiras, a partir das 13h, no terceiro pavimento do prédio dos ambulatórios – Ambulatório Magalhães Neto. O paciente deve ser referenciado de outras unidades de saúde, com indicação ao tratamento apresentando um diagnóstico, através de um relatório médico. Antes de comparecer ao ambulatório, recomenda-se fazer contato pelo telefone 3283-8360 para ser informado sobre a marcação da consulta. Nesse dia, o paciente deve apresentar Cartão Nacional do SUS, identidade, CPF e comprovante de residência.