Início >> Ufba Em Pauta >> Irton Villas Leão – nota de pesar

Irton Villas Leão – nota de pesar

Irton Villas Leão

 

A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do geólogo e professor aposentado do Instituto de Geociências Irton Villas Leão, nesta sexta-feira, 10 de julho.

Formado na primeira turma de Geologia da UFBA, em 1961, ele realizou especialização no Instituto Francês do Petróleo, em 1962. Deu aulas no Instituto de Geociências da UFBA entre a década de 60 e final dos anos 90. Entre as temáticas que ministrou ao longo dos anos como docente, geologia econômica, prospecção mineral e recursos minerais.

Ao longo de sua carreira, destacou-se por articular parcerias entre universidade e iniciativa privada. Ele foi dirigente do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento (CEPED) no final da década de 70 e início da década de 80. E coordenou a criação e implantação do Centro de Recursos Ambientais (CRA), que deu lugar ao Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Com um forte perfil empreendedor, atuou no setor de mármores e calcários.

Leão teve um importante papel na difusão da Geologia, e sua aplicação às diversas frentes da ciência, da economia e, do conhecimento humano. Segundo depoimentos de amigos e colegas, ele foi uma pessoa plena de empatia e acolhimento, preocupado em ajudar colegas a se colocarem no mercado de trabalho. Em momentos críticos da política nacional, ele apoiou colegas perseguidos pelo regime militar.

Reconhecendo e enaltecendo a história pessoal e profissional de Irton Villas Leão, a UFBA se solidariza com familiares - em especial com sua esposa, a professora Zelinda Margarida de Andrade Nery Leão, do curso de pós-graduação em Geologia da UFBA, e suas três filhas -  amigos e colegas do geólogo. A cerimônia de cremação ocorreu na tarde de hoje, 10/07. Em razão da pandemia do coronavírus, não houve velório.