A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento do professor do Instituto de Ciências da Saúde (ICS) Milton Roque.
Milton Ricardo de Abreu Roque era docente da UFBA desde 2009. Graduado em ciências biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1990), mestre em agronomia (1993) e doutor em ciências biológicas pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), tinha pós-doutorado na Univesidade de São Paulo (2001) e no Insituto Max Planck, da Alemanha (2003), e era especialsta em diversidade microbiana e bioprospecção. Milton Roque foi um dos idealizadores do Programa de Pós-graduação em Microbiologia, criado em 2016 e abrigado no Insituto de Biologia, tendo sido o seu vice-coordenador desde o início.
O Departamento de Ciências da Interação do ICS afirmou, em nota, que Milton Roque deixa "muitas lições de amor, amizade, profissionalismo e humanidade". A direção do Instituto de Biologia despediu-se definindo Milton Roque como "entusiasta da vida, sempre muito gentil e por demais empático". O Programa de Pós-graduação em Microbiologia afirmou que "Milton não mediu esforços para auxiliar estudantes e todos à sua volta na realização de suas pesquisas e projetos, sempre visando criar oportunidades aos estudantes".
Enlutada, a UFBA se solidariza aos familiares, amigos e colegas do professor Milton Roque.