A Universidade Federal da Bahia lamenta o falecimento da professora Elieth Leal D’Araujo, - conhecida por todos como Lia Mara - docente da Escola de Teatro da UFBA (ETUFBA), ocorrido no último domingo, dia 21 de novembro. O sepultamento será às 15 horas de hoje (dia 22 de novembro) no cemitério do Campo Santo.
Formada em Direção Teatral pela ETUFBA, Lia Mara continuou na escola como professora das disciplinas ligadas à Expressão Vocal e Dicção até 1982. Em nota a Escola de Teatro destaca: “Lia Mara soube conduzir turmas de alunos-atores, formando-os de maneira que pudesse exercer suas funções no palco, de forma técnica e expressiva. Competente, entusiasmada e acolhedora, transmitia seu saber pontuando-o com sonoras gargalhadas, que inebriava a todos em sala de aula e fora dela”.
Atriz, em poucas montagens - entre as quais se destaca A Casa de Bernarda Alba, de Federico Garcia Lorca, dirigida por José Possi Neto (1973) - demonstrou excepcional repertório vocal, corporal e dramático, conjunto raro e exclusivo das grandes atrizes. Seus alunos, muitos dos quais foram posteriormente seus pares na Escola, registraram na imprensa e nas redes sociais a perda da professora.
Em 2018, foi publicada na revista do Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas desta universidade a entrevista Vista do Por uma verdade vocal: Eu e você igual a nós - Entrevista com Lia Mara (ufba.br), realizada por Ana Flávia Hamad, Elaine Cardim e Meran Vargens.
Finalmente, Lia Mara foi também uma das primeiras fonoaudiólogas em Salvador, preparando profissionais de arte e de outras áreas para o melhor uso da voz, além de prestar consultoria a empresas na área de comunicação e expressão vocal.
Enlutada, a UFBA se solidariza com os seus colegas, familiares, amigos e admiradores da comunidade baiana.