Novos editais foram abertos nesta semana para promover a realização projetos de extensão e atividades de monitoria de graduação durante o Semestre Letivo Suplementar (SLS2020).
A Pró-reitoria de Extensão (Proext) lançou o "Programa Tessituras", um conjunto de editais e de chamadas públicas voltado a incentivar ações extensionistas não-presenciais propostas por docentes, técnicos e estudantes, que sejam dedicadas a tecer laços, parcerias e intercâmbios de cooperação, colaboração, difusão e solidariedade entre a UFBA e outros setores da sociedade.
E a Pró-reitoria de Ensino de Graduação (Prograd) lançou o edital do Programa de Monitoria para o SLS 2020, com inscrições abertas para a submissão de projetos que visem ao desenvolvimento de atividades no âmbito dos cursos de graduação.
O Programa da Proext abre oportunidades dirigidas a cada categoria da comunidade universitária. Para os docentes, estão disponíveis os editais PAEXDoc Tessituras (clique aqui) e ACCS e ACCS FORPOP (clique aqui). Na categoria técnico nível superior, foi lançado o edital PAEXTec Tessituras (clique aqui); e na categoria estudante graduação, foram abertos o edital PIBExA Tessituras - Experimentação Artística (clique aqui) e a Chamada para Concessão de Apoio à Organização de Eventos Estudantis não-presenciais (clique aqui).
A extensão universitária é um tipo de experiência acadêmica que se desenvolve para além da sala de aula, como uma experiência de produção de conhecimento e cultura, baseada no convívio e interação com outros setores da sociedade, cujo contexto ou situação possam ser transformados pela prática da troca de saberes e pela criação conjunta de soluções, proposições e invenções voltadas para uma vida pública mais plural, diversa, justa, afetiva e divertida para todos.
As atividades de extensão, sendo extracurriculares, poderão ser computadas nos históricos escolares dos estudantes como atividade complementar, em consonância com as Resoluções Consuni nº 01/2020 e CAE nº 01/2020. Para docentes e técnicos, serão computadas como carga horária de trabalho, conforme o planejamento acadêmico de cada unidade e/ou a aprovação de propostas pelas congregações ou instâncias deliberativas equivalentes a que estejam vinculados os proponentes.
Monitoria para o Semestre Suplementar
A Prograd lançou, no dia 06 de agosto, o edital Nº. 002/2020. Poderão submeter projetos de monitoria docentes do quadro efetivo da UFBA, desde que sejam os responsáveis pelo componente curricular ao qual o projeto se vincula. Os projetos poderão ser propostos individualmente ou em grupo. A seleção dos projetos, bem como sua aprovação, é de responsabilidade do órgão responsável pela oferta do componente curricular, a exemplo de departamentos ou coordenações acadêmicas. Portanto, docentes proponentes deverão submeter o projeto para avaliação do seu departamento ou coordenação acadêmica de lotação. O envio dos projetos aprovados de monitoria com bolsa deve ser realizado até o dia 21 de agosto. Conforme destaca o edital, a aprovação citada poderá ser Ad Referendum.
A Prograd vai recepcionar os projetos aprovados e contemplar um total de 449 bolsistas por semestre, com bolsas no valor de R$ 400 por três meses, a serem distribuídas entre as unidades universitárias. A quantidade de bolsas destinadas aos projetos de cada unidade será calculada pela Pró-reitoria, como uma fração do total de bolsas disponíveis, proporcional ao número de discentes dos componentes curriculares vinculados aos projetos. Esses quantitativos deverão ser publicados no site: www.prograd.ufba.br , até o dia 28/08.
A monitoria é uma atividade discente de auxílio ao (à) professor(a), por meio do monitoramento de grupos de estudantes em projeto acadêmico e que tem por objetivos de contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino-aprendizagem-avaliação, através de projetos que envolvam alunos de cursos de graduação na execução de atividades vinculadas a componentes curriculares; e intensificar e assegurar a cooperação entre estudantes e professores(as) nas atividades básicas da Universidade, relativas ao ensino, à pesquisa e à extensão, assim como subsidiar trabalhos acadêmicos, orientados por professores(as), através de ações multiplicadoras. As atividades desenvolvidas serão orientadas pelo docente responsável pelo projeto, sob a supervisão geral da Prograd.