Início >> Ufba Em Pauta >> Coleção História Geral da África é lançada na UFBA pela ministra Luiza Bairros

Coleção História Geral da África é lançada na UFBA pela ministra Luiza Bairros

Obra mostra história africana além da escravatura

 

A ministra da SEPPIR, Luiza Bairros, participou do lançamendo estadual da edição em língua portuguesa da Coleção História Geral da África, na Universidade Federal da Bahia (UfBA. A solenidade na segunda-feira, 4, integrou série de eventos sobre cultura africana na construção da identidade negra no mundo e a interculturalidade e diversidade religiosa. Os vários debates tentaram mostrar a importância da interseção da história africana com a brasileira. A ministra fez questão de falar sobre a contribuição do movimento negro e dos blocos afros “que abriram a possibilidade da discussão desta temática fora dos espaços acadêmicos”. Especialistas africanos e brasileiros além de autoridades locais e nacionais participaram do evento.

A coleção Historia Geral da África em português lançada pela UNESCO, em parceria com o Ministério da Educação, pretende mostrar uma história desconhecida pela maior parte da sociedade, que vai além do tráfico de escravos e da pobreza na África. O objetivo é disseminar a história e a cultura africana na educação brasileira.

Em Salvador, a ministra também participou de reunião conjunta para implementação da Lei nº 10.639/03, com o intuito de discutir propostas para a superação das desigualdades raciais na educação baiana. Essas ações fazem parte de um cronograma de visitas aos estados brasileiros, a partir do qual Luiza Bairros pretende difundir as políticas de promoção da igualdade racial, além de buscar parcerias.