Início >> Ufba Em Pauta >> Crise econômica mundial abre atividades do Mesteco

Crise econômica mundial abre atividades do Mesteco

Pesquisador da Universidade de Londres é o palestrante


 

A crise econômica e financeira mundial, desencadeada em 2007, a partir do mercado imobiliário dos Estados Unidos, e que, neste ano, recrudesce na Europa, é o tema da aula inaugural do Mestrado em Economia da UFBA (Mesteco), com conferência do Prof. Alfredo Saad-Filho, docente da Universidade de Londres, Inglaterra. O encontro é nesta quinta-feira (19 de agosto), às 9h30, sobre “A crise econômica mundial”, no auditório do PAF I (Campus de Ondina), precedida por pronunciamento do Prof. Lívio Wanderley, coordenador do Mesteco. O tema da conferência coloca em pauta as concepções e teorias sobre as crises, superprodução e superacumulação, financeirização e neoliberalismo, a divisão internacional do trabalho e o desenvolvimento desigual e combinado. O objetivo é ampliar o debate sobre a natureza do capitalismo contemporâneo, que tornou possível a concretização desse grave colapso econômico. Essa é uma oportunidade para refletir sobre os desafios sociais e ambientais articulados com a crise econômica e financeira.

Cabe discutir sobre as repercussões da crise: na estruturação e dinamismo do sistema capitalista, nas relações entre as classes sociais, nos processos políticos e nas pesquisas e interpretações em Economia. Os sofisticados e liberalizados mercados financeiros internacionais, principalmente em Nova Iorque e Londres, mostraram, com a crise, a precariedade das teorias sobre mercados eficientes e autoregulados. Grandes bancos e outras instituições financeiras tornaram-se insolventes e foram resgatados por trilhões de dólares de recursos públicos. A contrapartida disso foi a fragilização das próprias finanças públicas. Em meio à recessão europeia, os governos apelam para cortes de gastos, com programas de austeridade fiscal, piorando as perspectivas da recuperação da economia e do emprego. Os efeitos da crise propagaram-se globalmente, com recessão e desemprego. Discute-se atualmente sobre as perspectivas de novo agravamento da crise e novas ondas de impacto sobre o mundo.

Saad-FIlho é professor de Economia Política do Departamento de Estudos do Desenvolvimento, na Escola de Estudos Africanos e Orientais da Universidade de Londres. Além de universidades na Inglaterra, ele trabalhou em instituições no Brasil e Moçambique, é membro do Deutscher Memorial Prize Comittee, do Conselho Editorial da Revista de Economia Política (REP-Brasil) e da revista Marxism 21 (na Coréia do Sul), editor-associado da revista Socialist Register e foi editor da revista Capital & Class. Na Universidade de Londres, o prof. Alfredo foi chefe do Departamento de Estudos do Desenvolvimento. Ele é autor de livros e artigos sobre teoria econômica, marxismo, economia política e desenvolvimento. As inscrições são feitas na página do Mesteco na Internet (http://www.mesteco.ufba.br) e darão direito a certificado. A Pró-Reitoria de Extensão e a Edufba apóiam a iniciativa.