Por perceber, mais uma vez, que parte da população de Salvador e setores do próprio sistema de saúde não conhece a natureza do Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes), o diretor deste órgão da UFBA, Prof. Hugo Ribeiro Jr., divulgou nota explicativa. Segundo ele, o perfil do Complexo Hupes não se caracteriza por uma unidade de atendimento emergencial. É um Hospital Universitário da Universidade Federal da Bahia que atende casos de média e alta complexidade, em condição de realização de procedimentos e cirurgias eletivas. A nota vem a respeito de recente acontecimento levado a conhecimento da imprensa dando conta de uma suposta recusa de atendimento. Eis a íntegra da nota:
O Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgard Santos (Complexo Hupes - mais conhecido por Hospital das Clínicas), informa que a paciente Maria de Lourdes Amorim chegou ao Hospital na semana passada encaminhada pela Central de Regulação para internação, com base no relatório feito pelo profissional da unidade de saúde do Curuzu.
Na chegada ao Hospital, foi feita a avaliação médica (procedimento de rotina) que identificou que o quadro clínico da paciente indicava a necessidade de internação em uma unidade com condições de emergência, inclusive com vaga de UTI disponível. Com isso, o relatório encaminhado não era compatível com o perfil da vaga do leito que havia sido disponibilizado.
No mesmo momento, a Central de Regulação do Estado foi acionada e a paciente foi imediatamente encaminhada para outra unidade de saúde para a garantia de um atendimento mais seguro e com as condições adequadas para atender a suas necessidades.