Início >> Ufba Em Pauta >> Já estão abertas as inscrições para a II Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

Já estão abertas as inscrições para a II Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química

.

As inscrições para a II Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química (OBESQ) para alunos da Bahia começaram nesta terça-feira (16 de abril) e prosseguem até o dia 10 de junho. Os estudantes interessados no certame devem entrar em contato com o Coordenador de curso de graduação da instituição onde está matriculado.

OBESQ é um projeto educacional, promovido pela Associação Brasileira de Química (ABQ), coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC) por meio de sua Pró-Reitoria de Extensão e realizado, na Bahia, pelo Instituto de Química da UFBA . Tem como objetivo principal identificar jovens com talento e aptidão para o estudo da Química, estimulando-os à curiosidade científica e incentivando-os a aplicar seus conhecimentos e habilidades.

Destina-se a estudantes dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Química, Química Industrial, Engenharia Química, Tecnologia de Processos Químicos, Farmácia e Cursos afins, de instituições públicas e privadas de todo território nacional. Na Bahia, a indicação dos estudantes para a Etapa II é realizada pela coordenação do Projeto Olimpíada Baiana de Química (www.obaq.ufba.br).

Cada instituição deverá inscrever, no máximo, 10 (dez) estudantes por curso. O link para inscrição, de uso exclusivo dos coordenadores de curso (Inscrição OBESQ-BA), está disponível na página da Olimpíada Baiana de Química, assim como o Regulamento 2019:  http://www.obesq.org/regulamento.

A prova da II OBESQ, Etapa II, ocorrerá no dia 24/08, às 14 horas, no Pavilhão de Aulas Reitor Felippe Serpa (antigo PAF I), localizado em Ondina. A premiação será realizada no dia 29 de novembro em São Paulo.

A partir de 2018, com a inclusão da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química, o Programa Nacional Olimpíadas de Química passou a contemplar todos os níveis de ensino. Os estudantes do ensino médio e tecnológico podem participar das Olimpíada Norte-Nordeste de Química e da Olimpíada Brasileira de Química; alunos do 8º e 9º anos, da Olimpíada de Química Júnior e os estudantes de cursos superiores de química e das áreas afins, da Olimpíada do Ensino Superior de Química.

Para mais informações, os estudantes e/ou coordenadores dos cursos devem entrar em contato com a coordenação da Olimpíada Baiana de Química: obaq@ufba.br. Assunto: II OBESQ.