A Universidade Federal da Bahia vem reafirmar à comunidade UFBA seu inarredável compromisso com os cuidados devidos à manutenção da integridade de cada um dos seus membros e a com a exigência de fundamental respeito à vida e à liberdade de expressão de quem integra essa comunidade.
Esta declaração vem a propósito da agressão contra estudante da UFBA perpetrada por soldados da polícia militar, quando, na noite de domingo, muitas pessoas se concentravam no Largo de Santana, Rio Vermelho, para acompanhar a cobertura do resultado das eleições presidenciais no país.
A Reitoria, tão logo foi informada do ocorrido, tomou as providências cabíveis, solicitando, inclusive, a interferência do governador Rui Costa, que prontamente respondeu condenando os atos de violência e informando que determinara ampla e rigorosa apuração da ação policial pela Secretaria de Segurança Pública.
A Reitoria da UFBA, independentemente das circunstâncias, manterá sempre sua posição de intransigente defesa da universidade pública e da mais ampla proteção a sua comunidade universitária.
Reitoria da UFBA - 29 de outubro de 2018