
A UFBA manifesta seu profundo pesar pelo falecimento do médico e artista plástico Tripoli Francisco Britto Gaudenzi (1939-2025), ocorrido neste sábado, 25 de outubro de 2025.
Nascido em Salvador, era professor da Faculdade de Medicina (FMB) da UFBA e também um talentoso pintor. Alguns de seus quadros estão expostos em ambientes da FMB. Autodidata, em paralelo com a carreira médica, nos anos 60 integrou o Grupo Bazarte e Bahiarte de jovens artistas. Na década seguinte, fez várias exposições individuais.
De suas obras, destaca-se “Memorial de Canudos”, fruto de uma pesquisa bibliográfica em que selecionou cerca de 600 passagens descritas nos doze melhores livros sobre Canudos, o pintor chegou a 450 cenas tecnicamente viáveis. Destas, 400 se tornaram desenhos, aquarelas e óleos.
Em 2025, realizou a exposição Biografias Transfiguradas, no Museu de Arte da Bahia (MAB), com uma mostra de telas. A exposição acompanhada do lançamento do livro A Medicina de Deus - D. Luigi M. Verzé (1920-2011): Uma Biografia, de Carmelo Mezzasalma (Quarteto Editora). Abaixo, arte de divulgação da exposição deste ano.

A UFBA estava presente em sua vida desde seu nascimento. Ele era filho do professor Trípoli Gaudenzi (1912-2003) da UFBA – cuja dedicação à medicina e à bioquímica rendem homenagens até os dias atuais, a exemplo de uma rua no bairro de Cajazeiras que leva seu nome – e da nona médica professora da Faculdade de Medicina da Bahia Ophélia dos Santos Britto Gaudenzi.
Sobre seu pai, afirmou que era “Um homem que traçou o caminho da sua vida dentro de parâmetros rígidos de justiça, de ética, de retidão de caráter. Um exemplo a ser seguido de uma vida toda dedicado ao bem comum e ao exato sentido do cumprimento do dever”.
Aos colegas, ex-alunos e familiares do professor Trípoli, a certeza de que ele conduziu sua vida à semelhança de seu pai.
O sepultamento do estimado professor e artista ocorreu no Cemitério Jardim da Saudade, Salvador, neste sábado, 25 de outubro, às 11h30.
A UFBA rende homenagem à sua trajetória acadêmica, profissional e pessoal, e manifesta solidariedade aos familiares, amigos e admiradores.
Com saudades, a UFBA apresenta a participação do professor no seminário realizado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB) há quatro anos:O Seminário Online "JOSÉ CALASANS: O SILÊNCIO ELOQUENTE DE UM MESTRE" é uma iniciativa do