Na próxima segunda-feira (07), em reunião do Conselho de Pesquisa e Extensão (CAPEX), serão apresentados os dois editais de Ação Curricular em Comunidade e Sociedade (ACCS) voltados para atuação no Fórum Permanente de Artes e Tradições Populares (FORPOP) e no Fórum Social Mundial 2018, que foram lançados recentemente pela Pró-reitoria de Extensão (Proext). A apresentação sobre os editais acontecerá a partir das 11 horas, na Sala dos Conselhos, na Reitoria da UFBA.
O FORPOP/UFBA é um espaço de interlocução entre atores e autores desses múltiplos campos envolvendo a comunidade universitária, criado com a perspectiva da construção de ações articuladas pelo reconhecimento do valor acadêmico das diversas formas de produção de conhecimento populares e tradicionais e da sua importância cultural na formação universitária. O edital visa selecionar propostas de ACCS que se incluam nas temáticas relacionadas ao FORPOP e atendam, assim, também aos objetivos dos Programas Desfronteiras e Entrâncias criados em 2015 pela PROEXT.
O Fórum Social Mundial (FSM) é um evento internacional realizado anualmente por movimentos sociais, sociedade civil e Organizações Não-Governamentais (ONGs) de vários continentes, visando compartilhar experiências, debater ideias e formular alternativas diante dos impasses da globalização, traduzindo-se no lema Um outro mundo é possível. A sua edição de 2018, a se realizar em Salvador, no período de 13 a 17 de março, com o tema Resistir é criar, resistir para transformar, será acolhida pela UFBA, reafirmando sua condição de Instituição de ensino superior, pública, gratuita e inclusiva, dedicada à criação, à investigação e ao pensamento crítico ancorados na excelência e no compromisso social. O edital visa selecionar propostas de ACCS que se articulem ao FSM, com ações e temáticas integradas ao seu processo preparatório, contribuindo para qualificar a participação estudantil na programação do evento e para consolidar o Programa Entrâncias da PROEXT, cujo propósito é promover a irrigação da UFBA pelos movimentos sociais populares.