
Professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA), estão entre os finalistas do 2º Prêmio Jabuti Acadêmico: “Libras e surdos, políticas, linguagem e inclusão”, de Cecília Moura e Desirée Begow, “Gatos, peixes e elefantes, a gramática dos acordos profundos”, de João Salles, “Modernismo Negro: A Literatura de Lima Barreto”, de Jorge Augusto e “Epidemiologia no Pós-Pandemia: de ciência tímida a ciência emergente”, de Naomar de Almeida. O resultado será conhecido em 5 de agosto.
FONOAUDIOLOGIA
A obra “Libras e surdos, políticas, linguagem e inclusão”, Editora Contexto, foi organizado por Cecilia Moura e Desirée De Vit Begrow, especialistas na área. Reúne 16 artigos de pesquisadores que abrem espaço para discussão sobre o surdo, o universo que o circunda e seus direitos. Desirée é Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da UFBA (2009).

FILOSOFIA
“Gatos, peixes e elefantes” é o 17º livro do professor e filósofo baiano João Carlos Salles. O foco é a comunicação humana e suas complexidades. É a partir do trecho de uma carta do filósofo Wittgenstein, endereçada ao economista Piero Sraffa, que começa a trama. A ideia é convidar o leitor a realizar uma jornada pelas diversas possibilidades da comunicação. Salles é Doutor em Filosofia (UNICAMP) e professor titular do Departamento de Filosofia da UFBA.

LIMA BARRETO
O livro “Modernismo Negro”, do docente e egresso do programa PPGLiCult, do Instituto de Letras da UFBA, professor Jorge Augusto, explora a obra do escritor Lima Barreto sob a perspectiva de um conceito que propõe uma releitura do modernismo brasileiro a partir das tensões raciais e sociais presentes na obra dele. Livro da editora Segundo Selo. Jorge é Doutor pelo PPGLITCULT/UFBA.

PANDEMIA
O livro “Epidemiologia no Pós-Pandemia”, do professor Naomar de Almeida Filho, titular aposentado e ex-reitor da UFBA, explora a evolução da epidemiologia, abordando sua transição de uma ciência considerada "tímida" para um campo audacioso e central na saúde coletiva. Naomar oferece uma análise crítica da disciplina, contextualizando-a nos desafios impostos pela pandemia de COVID-19. Editora Fiocruz.
