Com a assinatura do Acordo de Colaboração Técnica em Segurança da Informação e Comunicações, a Universidade Federal da Bahia torna-se participante da “Rede Workcolab”, junto com outras quinze instituições de ensino superior e de pesquisa do Nordeste. O ato foi selado com a presença do reitor da UFBA, João Carlos Salles e da Coordenadora de Segurança da Informação da Pro-reitoria de Comunicação, Informação e Tecnologia da Informação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Rosângela Carvalho, na manhã dessa quinta-feira (14/03), no gabinete da reitoria.
A cooperação, cujo objetivo é promover o desenvolvimento e o aprimoramento da segurança da informação e comunicações entre dezesseis instituições, é vista pelo reitor da UFBA como “um acordo oportuno, em defesa da universidade, principalmente, nesse momento que as instituições precisam se unir para se fortalecer a fim de sobreviver”. Para a representante da UFPE, Rosângela Carvalho, “a rede também atende a prerrogativas da política nacional de segurança no que diz respeito aos cuidados com os dados pertencentes aos órgãos da administração pública”.
A WorkcoLab atuará no compartilhamento de conhecimento entre os partícipes e priorizando a segurança. Para o superintendente de Tecnologia da Informação (STI/UFBA), Luiz Cláudio Mendonça, “a troca de experiência entre as universidades em torno de ações de segurança da informação é extremamente importante, nesse momento, em que incidentes de segurança estão sendo cada vez mais comuns”. E assessora da reitoria para assuntos de tecnologia de informação, Fabíola Greve, destacou que “a celebração desse acordo é muito significativa para a UFBA, pois a instituição está em processo de concepção de sua política de segurança da informação”.
A rede Workcolab realizará o desenvolvimento de ações como a disponibilização, no espaço da rede, de documentos, normas, procedimentos, planos de gestão, processos, campanhas de conscientização e educação e experiências entre as seguintes instituições-membros: Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade Federal do Ceara (UFC), Universidade Federal Do Rio Grande do Norte (UFRN), Agência Estadual De Tecnologia da Informação (ATI), Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Cariri (UFCA), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Empresa Municipal de Informática (EMPREL).
Representantes da UFBA e UFPE que selaram o cordo de cooperação técnica.