A UFBA instituiu o conselho deliberativo do Sistema Universitário de Saúde (SIUNIS) nesta terça-feira, 11 de julho. O grupo formado por dirigentes das unidades hospitalares e universitárias de saúde da Universidade, representantes técnico-administrativos e discentes, debateu propostas para o órgão, responsável por coordenar, integrar e fiscalizar a gestão e a execução da administração acadêmica e assistencial na área de saúde.
“Esse é um momento muito importante para universidade, no qual se contribui para organizar a gestão democrática, buscando a preservação dos interesses próprios da nossa área de saúde, de ter um controle adequado, respeitando a natureza da instituição, voltada ao ensino, pesquisa e extensão. Considero esse momento especial de afirmação, enfatizando a própria capacidade da comunidade de refletir sobre seus destinos, avançar, decidir e deliberar criticamente”, afirmou o reitor João Carlos Salles, na abertura da reunião.
O SIUNIS é composto pelo Complexo Hospitalar Universitário Professor Edgar Santos (COM-HUPES), Maternidade Climério de Oliveira (MCO), Hospital de Medicina Veterinária Renato de Medeiros Neto (HOSPMEV), Serviço Médico Universitário Rubens Brasil (SMURB), programas e projetos de extensão permanentes e serviços de assistência à saúde, vinculados às unidades universitárias. Trata-se de um órgão estruturante da UFBA, vinculado à Reitoria. Atualmente, sua sede está localizada no Pavilhão de Aulas da Federação IV.
O superintendente do SIUNIS, professor Roberto Meyer, que também é presidente do conselho deliberativo, destacou trechos do regimento interno do sistema, aprovado pelo Conselho Universitário da UFBA em 2016, expondo atribuições do órgão. Em sua opinião, “o sistema veio possibilitar que a integração e articulação entre as unidades e serviços de saúde começassem de fato a acontecer”. Para ele, as reuniões mensais do conselho deliberativo possibilitarão a troca de necessidades e posicionamentos entre as unidades e serviços de atenção e assistência à saúde.
“É um espaço privilegiado, onde vamos consolidar o intercâmbio entre as unidades, sem esquecer a autonomia de cada espaço”, falou a superintendente da Maternidade Climério de Oliveira, Mônica Neri. Já a vice-diretora do Instituto de Saúde Coletiva, Ana Villasbôas, também esteve presente na reunião e destacou que o Sistema Universitário de Saúde fortalece o setor público nas áreas de saúde e educação no estado.
O SIUNIS terá seus planos e programas aprovados pelo conselho deliberativo. Os 36 nomes do conselho foram publicados pela portaria Nº 117/2017, de 05 de julho.