O “I Seminário Internacional - desafios e perspectivas de uma ciência penal conjunta” acontece no salão nobre da Reitoria da UFBA, a partir das 8h30 do dia 14/06 com a presença Professor Eugenio Raul Zaffaroni, Juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos e Professor Emérito da Universidade de Buenos Aires – Argentina, considerado o mais importante estudioso vivo das ciências criminais nas Américas.
O evento que é promovido pelo Centro de Ciências Criminais Professor Raul Chaves – CCRIM da Faculdade de Direito da UFBA, também contará com outros pesquisadores das ciências jurídico-penais.
A atividade, cujas inscrições já se esgotaram, terá transmissão ao vivo pelo link aovivo.ufba.br/ccrim. Mais informações consultar: www.ccrim.ufba.br.
Sobre Eugenio Raul Zaffaroni
É um jurista e magistrado argentino. Foi ministro da Suprema Corte Argentina de 2003 a 2014, e desde 2015 é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos. É professor titular e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires, doutor honoris causa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, pela Universidade Federal do Ceará, pela Universidade Católica de Brasília e pelo Centro Universitário FIEO, vice-presidente da Associação Internacional de Direito Penal.
Suas teorias são amplamente difundidas no Brasil, tendo publicado vários livros como Direito penal brasileiro (co-autoria com Nilo Batista), Manual de direito penal brasileiro (em co-autoria com Pierangeli); Em busca das penas perdidas; O Poder Judiciário; Da tentativa (em co-autoria com Pierangeli); O Inimigo no Direito Penal e La Pachamama y el Humano. 2012, em co-autoria com Pierangeli e com Nilo Batista em português.